Está se aproximando a data do Conselho Arbitral na sede da FFER dia 11/11, os dois times que sobem da 2a para a 1a divisão já estão classificados. O momento é de fazer um balanço do que foi este ano e, já programar-se para o próximo. Pensando nisso o Blog convidou o Economista, Funcionário Público e Prof. Universitário Avenilson Trindade (foto), para falar sobre: Gestão, Marketing Esportivo, Parcerias e utilização da marca do clube, enfim vamos analisar e comentar sobre o pensamento do Professor.
Blog: Prof. vamos iniciar falando de dinheiro. Neste próximo ano teremos oito(8) equipes: sendo duas da capital - Moto e Gênus -, como e quanto os dois podem iniciar suas atividades com verbas no caixa?
Prof. Avenilson: serão sete(7) jogos em casa, daí você tem R$ 70 x 1000 = 70 mil de receita bruta, isso seria vendido em jan, fev e mar, com uma operação conjunta Moto e Gênus geraria R$ 70 mil para cada. Uma empresa que fizer todo esse trabalho e cobrar 10% de comissão, vai devolver R$ 63 mil p/cada clube e iniciar seus elencos sem contar com os patrocinadores. Se cada clube conseguir R$ 40 mil em patrocínios privados, públicos e apoio da FFER, pode cada clube iniciar com R$ 100 mil, é pouco mas é o mínimo necessário para começar.
Blog: Prof. e como se daria esse patrocínio privado?
P. A.: existem diversos estabelecimentos que já dão descontos em seus produtos e serviços, por ex. a Fiorella; imagina eu diretor do Gênus combinaria com o Gregório o seguinte: a pessoa que apresentasse uma carteira de sócio torcedor do Gênus teria um desconto especial. O empresário não vai passar dinheiro para o clube. E essa carteira seria por ex. de R$ 20 a anuidade, porém, o prazo de validade para esse desconto será definido. Nesta situação o Moto com seu clube social, e mais: farmácias, pizzarias, borracharia, mercadinhos, sorveterias, papelarias, lojas de material esportivo...etc. Até quem não gosta de ir ao estádio, irá adquirir a carteirinha para obter as vantagens. Será que uma meta de 1000 torcedores não se consegue? Lembre-se que temos 500 mil habitantes. Então seriam R$ 70 mil de ingressos antecipados e mais R$ 20 x 1000 = R$ 20 mil de sócios torcedores.
Blog: E Impostos Prof. não recai sobre essas atividades?
P. A.: Tudo isso é possivel e, em todo o estado. E impostos teria que ser recolhidos o ISS.
Blog: Os clubes com dinheiro em caixa, e as atrações para o torcedor?
P. A.: Quanto cobraria um jogador desses que ainda atuam no Showbol? Por ex. Pedrinho no Gênus e Sérgio Manoel no Moto, eu sendo diretor da Saga ou Sabenauto para citar essas duas empresas, traria os atletas e explorava a imagem deles. Assim como uma imobiliária com relação à moradia deles, são somente 90 dias o campeonato. A Saga deu grana para todos, porque ninguem tinha projetos. Quem tem um bom projeto, o empresário compra a idéia.
Blog: Para finalizar Prof. Aqui em Porto Velho tem alguma empresa de consultoria esportiva que entenda bem disso? E o Sr. estava me falando sobre a criação de uma Associação dos clubes profissionais de RO. Explique.
P. A.: No Brasil existem diversas empresas que entendem bem disso. E, quanto aos clubes a idéia de criar uma Associação é o caminho para cuidar dos interesses deles, para discutir nível médio dos salários a fim de evitar o inflacionamento, para discutir projetos conjuntos.