quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Nem oito nem doze, por que não dez!

Texto Opinativo

Quero neste pequeno texto, como já coloquei ali em cima: opinar, assim como já fiz no dia 6 do presente mês. Naquela ocasião, lembro bem que as notícias ferviam em torno de 12 equipes para o próximo campeonato estadual. Como a CBF havia liberado para suas filiadas 18 datas, então pensei em regionalizar o rondoniense em dois grupos de 6 equipes.

Daí os grupos jogariam entre si, somente com jogos de ida. Classificariam os dois primeiros de cada grupo e fariam uma super final, com o velho cruzamento olímpico - ai sim ida e volta - como vai ser o sub-17 que começa no próximo sábado(28). Mas ai quando chegou o dia 10/10 entrou o Vilhenense na jogada, e o dia 20/10 o prazo fatal de entrega da documentação. 

Aí a coisa pirou de vez, a FFER confirmou o número de oito equipes - e, simplesmente ignorou duas equipes que saíram da jogada -, foram rebaixadas sem "cair", como assim? No caso do Morumbi, que ficou de fora em 2017 com a "palavra" de que voltaria em 2018, a outra equipe um velho federado da FFER o Ariquemes FC também sem ter sido rebaixado, está fora da competição.

Bem, com relação ao Ariquemes já foi mostrado que, realmente o clube não entregou a documentação na data marcada. Mas, pensando bem é um clube bicampeão estadual, participou do campeonato todo não deu nenhum W.O. E o Morumbi? Segundo seu presidente Hélder Passos, ele esteve pessoalmente com o presidente Heitor Costa. Na verdade ele culpa tão somente os dirigentes da mentora, disse que houve algum ruído de comunicação.

Meus amigos e abnegados dirigentes das equipes federadas, os srs também tem culpa no cartório. Não há uma união entre vocês presidentes (apesar de que tomei conhecimento de um grupo de zap entre os que ficaram de fora, e até os que estão dentro do campeonato), para reivindicar demandas e até a inclusão dos dois citados para fazer o campeonato com 10 equipes.

Façam mesmo, procurem ter representantes p. ex. no Pleno do TJD, vocês (clubes) tem direito a duas vagas - eu duvido se todos sabem pelo menos quais são esses dois -, procurem valorizar o voto na hora do Arbitral - não sei e não entendo como clubes como Genus, Ji-Paraná, VEC e até o Ariquemes não tem peso no voto - como assim? São os mais antigos, e o Campeão? Qual o peso na hora do Arbitral, peso UM?

Eu nunca participei de um arbitral, mas já fui por duas vezes Auditor do TJD - indicado pela arbitragem -, mas o que dizem é que no dia do arbitral, a forma de disputa já vem pronta, algumas pequenas mudanças acontecem.

Aqui vai o meu pitaco final, e considero 10 equipes. Vamos lá;

Grupo 1: Genus, Rondoniense, Guajará, Morumbi e Ariquemes;
Grupo 2: Real, Jipa, Barça, VEC e Vilhenense.

Jogam entre si, dentro do grupo - cada equipe joga 8 vezes - classificam-se duas de cada grupo e ai sim: 4º x 1º e 1º x 4º; 3º x 2º e 2º x 3º, os vencedores farão a grande final também em dois jogos. Sem semifinal. 

Melhora para a empresa Eucatur em termos de custos, pois será regionalizado, pelo menos essa fase de classificação.

Outra..., os dois últimos de cada grupo na primeira fase, já sabem que irão ficar de fora em 2019 - e já ficam de olho nessas vagas, quem tanto se interessou agora neste final de ano. A "briga" vai ser boa desde a primeira rodada, para classificação e para não cair, e vai até a decisão para ver quem vai disputar a Copa do Brasil (essa sim vale a pena a cota).

Agora podem copiar, podem comentar. Fiquem à vontade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...